EINSTEIN já sabia o que seriam as Startups…

Atualizado: Nov 2

Como assim??? Vamos começar refletindo sobre este escrito de Einstein:

“Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias e respeita mais os problemas do que as soluções, exalta a crise.

Quem alimenta a esperança de encontrar soluções fáceis, atesta a incompetência. Trabalhemos duro. Quem se cala, exalta o conformismo.

Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.” (Albert Einstein)


Como é muito comum aos grandes gênios da humanidade, nada mais atual, sobretudo em tempos de COVID, do que algo escrito há quase um século atrás. Adivinhação? Não! Pensamento paradoxal assertivo!


As Startups caracterizam-se por desenvolver inovações de base tecnológica em condições de incerteza que busquem criar interações com a experiência do usuário, idealizando, modelando e desenvolvendo algo totalmente inovador e inédito. Alguma semelhança com o que Einstein disse? Então, como ele nos ensina, as coisas não vão mudar e nem melhorar se continuarmos fazendo sempre o mesmo….


Vamos usar paradoxos como alimento à criatividade. Como costumamos dizer nos tempos modernos: sair do quadrado! Praticar o pensamento paradoxal consiste em entender que, NÃO apenas quão absurdas são certas coisas que parecem evidentes, MAS sobretudo QUÃO EVIDENTES SÃO COISAS QUE PARECEM TÃO ABSURDAS. Isto parece meio louco, não? Mas, muito mais loucura é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.


Esta forma de pensar ajuda a mudar atitudes nas pessoas e desperta a criatividade assertiva. . Assim nasceram as maiores Startups da era da inovação!



  • StarTama Facebook
  • StarTama Instagram
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 StarTAMA

Londrina, PR / California, USA